Arte, ciência, tecnologia

JANSON, H. W.; JANSON, A. F. Iniciação a História da Arte. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

História da Arte001

BOURRIAUD, N. Estética Relacional. São Paulo: Martins Ed., 2009.

EstéticaRelacional

DOMINGUES, Diana (org.) Arte, ciência e tecnologia. São Paulo: Unesp, 2009.

ArteCienciaTecnologia

SANTOS, Andrea Paula dos. Corporeidades, oralidades e discursos de memórias frente às tecnologias de informação e comunicação. In: Oralidades – Revista de História Oral, jul-dez/2011 – nº 10, pp. 33-51.

artigo corporeidades oralidades Andrea Paula dos Santos

SANTOS, Andrea Paula dos. Cultura e arte urbana na região metropolitana de São Paulo: construção de identidades, territórios existenciais e imaginários urbanos. In: VI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política. Associação Brasileira de Psicologia Política- ABPP; EACH/USP Leste, 2011.

artigo Andrea Paula dos Santos para Mesa Redonda 6SBPP Cultura e Arte Urbana

Bibliografia Básica da Disciplina Arte, Ciência, Tecnologia e Política

BAUDRILLARD, Jean.Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio D’Água, 1991.

_____. Tela total: mito-ironias do virtual e da imagem. Porto Alegre: Sulina, 2005.

BENJAMIM, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica

DOMINGUES, Diana (org.) A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Unesp, 1997.

_____.Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. São Paulo: Unesp, 2009.

_____.Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: Unesp, 2003.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Anna Blume, 2008.

_____. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

GRAU, Oliver. Arte virtual: da ilusão à imersão. São Paulo: Unesp/Senac, 2007.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Ed 34, 1992.

LEÃO, Lucia (org.) O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Senac, 2005.

SANTAELLA, Lucia; ARANTES, Priscila (orgs.) Estéticas tecnológicas: novos modos de sentir. São Paulo: Educ, 2008.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Exo Experimental Org./ Ed. 34, 2005.

Bibliografia Geral sobre Arte, Ciência e Tecnologia

BAIRON, Sérgio e Luís C. Petry. Hipermídia. Psicanálise e história da cultura. São Paulo: Mackenzie e EDUCS, 2000.

COUCHOT, Edmond. O embarque para Cíber: mitos e realidades da arte em rede. In: Lúcia Leão. (Org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.

KITTLER, Friedrich. A história dos meios de comunicação. In: Lúcia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.

LAURENTIZ, Paulo. A holarquia do pensamento artístico. São Paulo: Editora da Unicamp, 1991.

LEÃO, Lúcia. O labirinto da hipermídia: Arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Iluminuras, 1999.

LEÃO, Lucia. A estética do labirinto. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2002.

MANOVICH, Lev. Novas mídias como tecnologia e idéia: dez definições. In: Lúcia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias.São Paulo: Editora SENAC, 2005.

NUNES, Fabio Oliveira. Ctrl+Art+Del. Distúrbios em Arte e Tecnologia. São Paulo: Perspectiva, 2010.

OKADA, Alexandra. Cartografia Cognitiva. Cuiabá: Editora KCM, 2008.

SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

SANTAELLA, Lúcia. Estética: de Platão a Peirce. São Paulo: Paulus, 2008.

ZIELINSKI, Siegfried. A arqueologia da mídia. In: Leão, Lúcia (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Ed. SENAC, 2005.

RUSH, Michael. Novas Mídias na Arte Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Vestis: corpos afetivos (sobre o trabalho de Luisa Paraguai Donati)

Sobre Arte/Educação Contemporânea

Artigos:

BARBOSA, Ana Mae. Porque e como: arte na educação.
http://www.simaodemiranda.com.br/Porqueecomoartenaeducacao.pdf

_______. Arte Educação no Brasil: do modernismo ao pós-modernismo.
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/banco_objetos_crv/%7B0EB7498D-8C5C-47FD-92BA-553DB7C66151%7D_Arte%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20no%20Brasil%20do%20moderismo%20ao%20p%C3%B3s-modernismo.pdf

CHARTIER, Roger. O mundo como representação.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40141991000100010&script=sci_arttext

KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual.
http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1406

MENESES, Ulpiano B. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-01882003000100002&script=sci_arttext&tlng=es

SANTOS, Andrea Paula; RIBEIRO, Suzana L. S. Cultura digital, cotidiano e transformações do saber histórico e da cultura escolar.

Livros:

BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane G. Arte/Educação como mediação cultural e social.

http://books.google.com/books?id=vE-JKyNSi4oC&pg=PA170&dq=educacion+y+cultura+visual&hl=pt-BR&ei=n-O2TeCUDYrpgQez5YXRCw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDUQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false

DEWEY, John. El arte como experiencia.
http://books.google.com/books?id=MUYYar29AD4C&printsec=frontcover&dq=arte+como+experi%C3%AAncia&hl=pt-BR&ei=ZuG2TdLeLojcgQe_oJ3hCg&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDUQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s